NOSSA HISTÓRIA

É no início da década de 80, dentro do contexto da intensificação das lutas pelos direitos básicos à moradia, educação, saúde, saneamento básico, transporte público, entre outros, que surge o Instituto Popular de Educação (UNIPOP), especificamente, a partir de uma forte movimentação social, em 1985, quando um grupo de entidades, partidos políticos, igrejas e as universidades públicas começam a pensar em uma outra proposta de espaço formativo que pudesse oportunizar a esse conjunto de lideranças populares, que emergiram dessas lutas, uma formação plural, suprapartidária, que aborda a equidade de gênero, igualdade racial, diálogo inter-religioso e a livre orientação sexual.

Nasceu da mobilização de um conjunto de entidades, movimentos sociais e igrejas comprometidas com a teologia da libertação, para ser um espaço plural de formação de lideranças populares, agentes pastorais e fortalecimento da democracia. Fundada oficialmente em 27 de outubro de 1987, a UNIPOP vem a cada trienal retroalimentando sua visão e missão a partir da análise do contexto onde atua - a região amazônica - respondendo às necessidades que essa análise indica, para que suas ações possibilitem o enfrentamento às desigualdades e contribuam para a transformação social.

Ao longo de seus anos de existência tem se legitimado como uma entidade de formação para a cidadania ativa, ecumênica, de educação popular, cujo princípio metodológico básico está no pluralismo político, de gênero, cultural e religioso. Para isso trabalha para formar lideranças democráticas dos e para os movimentos sociais, populares, agentes pastorais e grupos de jovens.

 

A partir da ECO 92, e pelo fato de estar atuando na Amazônia, ampliou seu raio de ação temática, incluindo nos processos formativos a questão ambiental tanto no curso de formação política quanto junto a educadores/as sociais e jovens de escolas públicas da Região Metropolitana de Belém. Considerando as constantes denúncias de abusos e violação de direitos contra crianças e adolescentes, UNIPOP trabalhou na mobilização e articulação da sociedade civil constituindo o Fórum Estadual de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, combatendo o trabalho infantil e a violência sexual e doméstica contra crianças e adolescentes.

© 2020 por unipop. Criado por CWOBJETICA.COM

Ligue:

(91) 3224.9074

Endereço: 

Av. Sen. Lemos, nº 557, bairro Umarizal

Belém/PA

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone