Projetos

Projeto Executado no período de 2013 à 2015

Postado em 04/12/2014 as 16:20:13
Projeto Amazônia - Juventude Urbana Fazendo sua Opção pela Vida - fase 2 


O que é?

É um projeto realizado por meio do Programa Juventude, Participação e Autonomia (JPA), que busca atender as necessidades e condicionalidades do público juvenil, principalmente aquele mais distante de acesso aos bens culturais e materiais. Tem o objetivo de intervir na realidade juvenil, no sentido de fortalecer e ampliar ações individuais e coletivas, a partir de habilidades comunicacionais: oral, escrita, leitura; acesso à internet e à tecnologia da informação; do desenvolvimento de sua identidade grupal; de uma espiritualidade fundamentada no diálogo inter-religioso e do acesso a direitos e políticas de geração de renda. Para tanto, será oferecido o Curso de Formação Socioprofissional e Empreendedorismo para Adolescentes e Jovens de 16 a 21 anos.

 
Que ações estão previstas?

- Eixos do Curso de Formação Socioprofissional:  
  • Formação Sociopolítica, Ambiental e Educomunicação (60h); 
  • Leitura, Produção e Interpretação de textos (24h); 
  • Jogos Matemáticos – Raciocínio Lógico (24h); 
  • Linguagens Artísticas com ênfase ao Teatro Popular (24h); 
  • Inclusão Digital (48h); 
  • Empreendedorismo, Elaboração e Monitoramento de Plano de Negócio (60h), seguido da construção de planos de negócios. Neste percurso, também serão incentivados a vivenciarem processos de incidência política, em suas e em outras comunidades.

- Rodas de Conversas e oficinas com familiares:

Com os familiares buscar-se-á criar um ambiente saudável e educativo, estimulando reflexões diversas tais como: maior conhecimento do universo dos adolescentes e jovens, empoderamento para acesso e reivindicações de direitos, compreender e apoiar a proposta do projeto; acessar informações e compreendê-las; desenvolver habilidades de diálogo com a juventude; desenvolver valores e crenças sobre equidade de gênero; igualdade racial; ECA, Estatuto da Juventude e direitos humanos; respeito às diferenças, diálogo inter-religioso. Acrescente-se nesses espaços de vivência, diálogos sobre temas que poderão ser demandados pelos próprios familiares, a partir de suas necessidades e inquietações.


Como as ações serão desenvolvidas?

No desenvolvimento direto das ações do Projeto participarão 130 adolescentes e jovens frequentando ou não a escola e 130 familiares para que possam acompanhá-los e, ao mesmo tempo, se perceberem como sujeitos de ações transformadoras nos diferentes papéis de mulher/homem, trabalhador/trabalhadora, pai/mãe, cidadão/cidadã. Esta inter-relação favorecerá habilidade de diálogo e maior aproximação entre os sujeitos, além de contribuir para que os familiares possam compreender e colaborar com as ações previstas no projeto. Para formação das turmas serão priorizadas as comunidades educativas e os parceiros com os quais a UNIPOP vem atuando, considerando o equilíbrio de gênero, raça e situação socioeconômica, observando as situações de maior vulnerabilidade social.


Onde e quando as ações serão realizadas?

O Projeto terá duração de 24 meses, com início em novembro de 2013 e término em novembro de 2015. Participarão jovens e seus familiares, moradores da região metropolitana de Belém e dos municípios de Marabá e Santarém.
 
 
 
Informativos
 
Informativo nº 1 Informativo nº 2 Informativo nº 3
     
 Informativo nº 4 Informativo nº 5 Informativo nº 6
     
 
Informativo nº 7 Informativo nº 8  Informativo nº 9
     
Informativo nº 10 Informativo nº 11 Informativo nº 12
     
a s a
Informativo nº 13
Informativo nº 14
Informativo nº 15
     
a a a
Informativo nº 16 Informativo nº 17   Informativo nº 18
     
a a
Informativo nº 21 
Informativo nº 19




Informativo nº 22







  
 














Informativo nº 20





Informativo nº 23

























Informativo nº 24





















Projetos