Notícias

UNIPOP ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE COMUNICAÇÃO POPULAR

Postado em 08/02/2018 as 15:50:35

A comunicação é um campo de extrema importância para sociedade. Recebemos e repassamos diariamente diversas informações. Daniela Rueda e Luiz Felipe Bessa, em texto publicado no guia Juventude e Comunicação (https://issuu.com/renajoc/docs/guia_renajoc_final_impressao), afirmam que “O ser humano é fundamentalmente comunicativo. Todo o seu estar no mundo se dá por meio das relações que estabelece com as demais pessoas, os ambientes e as culturas em que está inserido. É se comunicando que ele se afirma enquanto sujeito participante e transformador de sua realidade”. Este sentido comunicativo do ser humano precisa ir além, e cada vez mais precisamos compreender que podemos produzir nossos conteúdos e dar visibilidade para as mais diversas pautas.

Por acreditar na potência das juventudes, principalmente na sua capacidade de se comunicar e assim construir novas narrativas sobre seus espaços e locais de atuação, o Instituto Universidade Popular abre inscrições para mais uma edição do Curso de Comunicação Popular, que terá duração de quatro meses, com encontros formativos e ações de incidência política, a partir da abordagem de temas relevantes às juventudes, de forma a estimular a leitura crítica das realidades sociopolíticas e a utilização da educomunicação como estratégia de diálogo com adolescentes e jovens da Região Metropolitana de Belém.

O objetivo do curso é oportunizar aos adolescentes e jovens debates articulados às técnicas da comunicação e à vivência de novas formas de participação frente à realidade. UNIPOP acredita que a ampliação de ações protagônicas de adolescentes e jovens, de forma a potencializar o uso de tecnologias da informação e comunicação, promove um empoderamento das juventudes na produção de informações e nos processos de incidência política em redes e espaços públicos, fortalecendo ações pela garantia de direitos e construção de uma sociedade justa, baseada no respeito, na ética e na solidariedade.


METODOLOGIA

O curso de Comunicação Popular é realizado com metodologias participativas, baseadas na educação e comunicação popular. Os adolescentes e jovens vivenciam momentos de construção de conhecimento, por meio de encontros temáticos, onde dialogam questões como: comunicação e seu papel social, mídia e direitos humanos, educomunicação, diálogo inter-religioso, racismo, Lgbtfobia, gênero, juventudes e protagonismo juvenil, redes sociais, entre outros. São vivências teóricas e práticas, onde também aprendem e produzem a partir de estratégias comunicativas, e são estimulados a utilizar as tecnologias da informação e comunicação a fim de informar, mobilizar e articular a comunidade para um diálogo mais crítico diante dos problemas sociais e políticos que enfrentam.

 

SERVIÇO:

Público: adolescentes e jovens de 15 a 29 anos

Dias: Os encontros formativos serão realizados às terças e quintas, de 14h às 18h, e no último sábado de cada mês (pela manhã), totalizando 140 horas de atividades.

Período do Curso: Março à Junho de 2018

 

INSCRIÇÃO:

Período: 08 à 28 de fevereiro de 2018

O curso é gratuito. As pessoas interessadas devem se inscrever preenchendo a ficha no link abaixo, ou na sede da UNIPOP, localizada na Av. Senador Lemos, 557, entre D. Pedro I e D. Romualdo de Seixas, de segunda a quinta no horário de 14h às 18h.


Acesse a ficha AQUI.


Informações:

(91) 3224-9074 / 3223-1083 / 98221-8000 / universidadepopular@unipop.org.br

Fonte: UNIPOP