Notícias

UNIPOP 30 ANOS | Seminário Educação Popular e a Luta por Direitos Humanos em um Contexto de Crise Econômica e Política

Postado em 28/10/2017 as 11:47:17

Completando 30 anos de luta e resistência na Amazônia, o Instituto Universidade Popular (Unipop) promove o Seminário Educação Popular e a Luta por Direitos Humanos em um Contexto de Crise Econômica e Política. O evento ocorre no próximo dia 13 de novembro e espera contar com a presença de ativistas sociais, entidades populares, movimentos, grupos de base, entre outros.

Prestes a celebrar três décadas de existência, após passar por vários processos avaliativos externos e internos, de ter reconstruído e atualizado sua missão e sua proposta pedagógica, a Unipop tem se legitimado como uma entidade de formação para a cidadania ativa, ecumênica, de educação e teatro popular, que luta pela promoção e defesa de direitos, cujos princípios metodológicos básicos estão no pluralismo político, de gênero, étnico-racial, cultural e religioso.

Essa história começou em meados dos anos 80, tempo em que muitas organizações contrárias à ditadura começaram a discutir a possibilidade de organizar um espaço para formação de lideranças dos movimentos sociais, institucionalizados ou espontâneos, de luta pela liberdade, pela democracia e garantia dos direitos humanos.

Nesse contexto, a partir de maio de 1985 a Unipop começou a ser gestada  por um conjunto de entidades, partidos políticos de esquerda, igrejas comprometidas com a Teologia da Libertação, setores da Universidade, movimentos sociais e centrais sindicais. 

Não foi uma tarefa fácil convergir ideias e práticas diferenciadas de foma a definir que espaço de formação seria esse. Mas, finalmente, em outubro de 1987 essa conquista se materializou em um espaço de formação de novos sujeitos mais abertos ao diálogo e mais democráticos em relação às questões de gênero, raça e religião, por exemplo, fundamentados na metodologia da educação popular e no exercício da cidadania.

A Unipop passou, então, a contribuir para a compreensão da pluralidade e a diversidade dos sujeitos envolvidos nos processos formativos, como arte- educadores, agentes pastorais, juventudes, educadores sociais, militantes e lideranças populares, visando fortalecer a democracia e contribuir na construção de uma sociedade justa e fraterna, a partir de eixos temáticos como Formação Teológica Ecumênica Popular; Formação Política e Socioambiental e Formação em Arte-educação, com ênfase ao Teatro do Oprimido.

Serviço

Seminário Educação Popular e a Luta por Direitos Humanos em um Contexto de Crise Econômica e Política.

Data: 13 de novembro

Hora: a partir das 14h

Local: Auditório Paulo Freire – CCSE/UEPA (Tv. Djalma Dutra, 156 – Telégrafo)

Informações: 3224-9074 / 3223-1083

Inscrições

Ficha de Inscrição - Seminário 30 anos Unipop.doc  

Após preenchida, a ficha de inscrições devem ser enviada para o e-mail universidadepopular@unipop.org.br

Fonte: Unipop