Notícias

II Ato Contra o Extermínio da juventude Negra

Postado em 27/03/2017 as 17:35:58


Ato mobiliza comunidade contra extermínio de jovens negros

 

Segundo a Anistia Internacional, em 2012, o Brasil registrou 30.000 homicídios de pessoas entre 15 e 29 anos. Destes, 77% eram negros. O Mapa da Violência de 2016, aponta que em relação a cor das vítimas em 2003 foram cometidos 13.224 homícidios por armas de fogo na população branca, em 2014 esse número desce para 9.766, o que representa uma queda de 26,1%. Em contrapartida, o número de vítimas negras passa de 20.291 para 29.813, aumento de 46,9%. Para além deste dados existe uma predominância quase exclusiva da masculinidade das vítimas, na faixa de 15 a 29 anos de idade.

Portanto, o extermínio nas periferias brasileiras tem cor, sexo e faixa etária, são jovens negros que tem suas vidas ceifadas e com o braço do estado presente. Nesse sentido, dando continuidade as ações da agência de notícias estaremos no próximo sábado (01) no bairro do Barreiro denunciando o extermínio de jovens negros nas periferias da cidade, com apoio da Pastoral do Menor da Paróquia de São Benedito.

A jovem Naiane Queiroz, integrante da agência de notícias, destaca que “o II Ato Contra o Extermínio da Juventude Negra será uma grande  oportunidade de debater, trocar experiências e conhecimentos para combatermos essas estatísticas, e construir alternativas reais para o enfrentamento às violências que acometem a Juventude Negra na cidade”, finaliza.

O ato seguirá em caminhada por algumas ruas do bairro finalizando na Paróquia de São Benedito, onde será realizado um Cine Debate sobre o tema.

 

Sobre a Agência de Notícias Jovens Comunicadores da Amazônia

Agência de Notícias Jovens Comunicadores da Amazônia, é projeto realizado pelo Instituto Universidade Popular – UNIPOP, em parceria com o Fundo Brasil de Direitos Humanos, e parceira local com o Coletivo Tela Firme, Rede de Jovens Mais Pará e Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará – CEDENPA.

A Agência tem por objetivo a constituição de um espaço de mobilização contra extermínio de jovens negros e de visibilidade de práticas positivas desenvolvidas por coletivos, grupos, organizações sociais, entre outros nas periferias de Belém.


Serviço

II Ato Contra o Extermínio da juventude Negra

Data: 01/03/2017 (Sábado)

Horário: 08h

CONCENTRAÇÃO: Pass.Mirandinha com Pass. Caju - Barreiro

Fonte: Agência Jovem de Notícia - JCA