Notícias

Observatório e Abong lançam curso online e gratuito sobre sociedade civil para jornalistas

Postado em 22/02/2017 as 14:36:42

Objetivo é contribuir na formação de profissionais e estudantes de comunicação oferecendo informações básicas para a compreensão do complexo universo das Organizações da Sociedade Civil


A Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), através do projeto Observatório da Sociedade Civil, lançou na última quinta-feira (20/10) um curso de Educação a Distância (EaD) voltado para estudantes e profissionais da comunicação, principalmente jornalistas.

Intitulado de “Tudo que você precisa saber antes de escrever sobre ONGs”, o curso é gratuito e procura explicar de modo simples o conceito de Organização da Sociedade Civil (OSC), como ela surge, onde atua e quem financia suas ações. A ideia de produzir um curso à distância com este tema inicia-se com a necessidade de quebrar mitos e preconceitos, desfazendo mal-entendidos gerados em torno das ONGs e movimentos sociais.

O curso é dividido em quatro aulas: O que é e para que serve uma ONG?;  Fundação, Associação ou OSCIP – Dando nome aos bois; Por que eu deveria ouvir uma ONG para minha matéria?; O dinheiro das ONGs. Com o apoio do Instituto C&A, foi desenvolvido na Plataforma de EAD da Abong e é autoinstrucional, ou seja, os/as alunos/as são quem organizam suas aulas de acordo com ritmo de aprendizagem e disponibilidade de tempo, sem participação direta de professores/as ou tutores/as.

As pessoas interessadas em participar devem realizar a inscrição pelo site da plataforma de formação da Associação e poderão iniciar a partir de 06 de Novembro. Ao final do curso, todos os/as participantes recebem um certificado com carga horária correspondente a 20 horas de duração.

Sobre a Abong e Observatório da Sociedade Civil

Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais – Abong, fundada em 10 de agosto de 1991, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, democrática, pluralista, antirracista e anti-sexista, que congrega organizações que lutam contra todas as formas de discriminação, de desigualdades, pela construção de modos sustentáveis de vida e pela radicalização da democracia.

Observatório da Sociedade Civil é um projeto da Abong que atua para construir um ambiente cada vez mais favorável à atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), ampliando os espaços de mobilização e participação social e fortalecendo a democracia brasileira. Nesse sentido, trabalha para dar visibilidade ao trabalho das entidades, ampliando a transparência e qualificando o debate social a respeito do tema, com especial atenção à mídia.


Clique aqui e saiba mais mais

Fonte: Observatório da Sociedade Civil

Link: http://observatoriosc.org.br/noticia/observatorio-e-abong-lancam-curso-online-e-gratuito-sobre-sociedade-civil-para-jornalistas/