Notícias

Unipop abre inscrições para Curso de Comunicação Popular

Postado em 27/06/2016 as 20:44:28

O Instituto Universidade Popular abre inscrições para Curso de Comunicação de Popular que terá duração de quatro meses, com encontros formativos e ações de incidência política a partir da abordagem de temas relevantes às juventudes, de forma a estimular a leitura crítica das realidades sociopolíticas e a utilização de ferramentas da educomunicação a adolescentes e jovens da Região Metropolitana de Belém. As inscrições podem ser feitas tanto pelo site da instituição, quanto presencialmente até o dia 18 de agosto.

O objetivo é oportunizar aos adolescentes e jovens debates aliados às técnicas da comunicação e à vivência de novas formas de participação frente à realidade. Acredita-se que a ampliação de ações protagônicas de adolescentes e jovens, de forma a potencializar o uso de tecnologias da informação e comunicação, promove um empoderamento das juventudes na produção de informações e nos processos de incidência política em redes e espaços públicos, fortalecendo ações pela garantia de direitos e construção de uma sociedade justa.

Metodologia

O curso de Comunicação Popular é realizado com metodologia participativa, baseada na educação popular. Os adolescentes e jovens passam por momentos de construção de conhecimento, o que chamamos de encontros temáticos, onde dialogam questões como: o que é comunicação e seu papel social; mídia e direitos humanos; ecumenismo e diálogo inter-religioso; juventudes e protagonismo juvenil; educação ambientel e Redes. São vivências teóricas e práticas, onde também aprendem e produzem ferramentas educomunicativas (comunicação alternativa), e são estimulados a utilizar as tecnologias da informação e comunicação a fim de informar, mobilizar e articular a comunidade para um diálogo mais crítico diante dos problemas sociais e políticos.

Nos momentos de incidência política, os jovens são protagonistas do processo e do produto, constroem ações a serem realizados nas comunidades, a partir das vivências no curso. Além disso os adolescentes e jovens são incentivados a participar de ações de fortalecimento de redes na luta em defesa dos direitos humanos e no exercício da cidadania ativa.

Estrutura do curso

O Curso é composto por cinco blocos formativos, são eles:

I – Introdutório: Comunicação e seu papel social

II - Mídia, Direitos Humanos, respeito à diversidade e enfrentamento à intolerância;

III - Mídia, juventude e direitos;

IV - Mídia e educação ambiental;

V - Redes, vídeo e finalização.

Duração do Curso

Os encontros formativos serão realizados às terças e quintas, de 14h às 18h, totalizando 112 horas ao final do período de 04 meses, com início em 30 de agosto.

Inscrições

Online e presencial: de segunda a quinta, de 14h às 20h, até 18 de agosto de 2016.

Seleção

23 de agosto de 2016– Vivência de grupo.

25 de agosto de 2016 – Divulgação de resultado.

Início das aulas

30 de agosto de 2016.


Clique aqui para se inscrever


Fonte: Unipop