Notícias

Jovens Comunicadores da Amazônia é selecionado na programação da Conferência Nacional de Juventude

Postado em 17/11/2015 as 19:56:17

Programada para ocorrer no período de 16 a 19 de dezembro, em Brasília, a 3ª Conferência Nacional de Juventude selecionou 250 jovens para participar do espaço cultural MANIFESTA, que integra a programação do encontro. Cinco deles são jovens participantes do Projeto Jovens Comunicadores da Amazônia, realizado pela Unipop, por meio do Programa Juventude, Participação e Autonomia.

O MANIFESTA é um espaço que agrega atividades artísticas, científicas, culturais e de comunicação com o objetivo de dar visibilidade às manifestações da juventude em múltiplas linguagens e formas de expressão, para potencializar a autonomia, auto-organização e emancipação juvenil.

Ao todo, mais 850 inscrições foram realizadas. Sete propostas do Pará foram aprovadas, sendo três do município de Santarém e quatro de Belém, entre elas está a do Projeto Jovens Comunicadores da Amazônia, que além de socializar a experiência de suas ações, irá contribuir na cobertura midiática do evento.

Marinéia Ferreira, Andrei Ribeiro, Marcele Monteiro, Sidney Silva e Diego Teófilo são os cinco jovens da Unipop que em breve estarão arrumando as malas para participar da 3ª CNJ e compartilhar as ações do JCA na MANIFESTA.

Juventude da Unipop se articula para participar da 3ª Conferência Nacional de Juventude

“Me sinto muito honrada por ter sido escolhida. Estou indo não somente como uma jovem integrante do curso de comunicação daqui, mas representando a Unipop e a periferia onde eu vivo. Quando eu recebi a notícia, eu fiquei muito feliz. Ao mesmo tempo eu vejo que é uma responsabilidade. Não é uma brincadeirinha, não é pra aparecer e nem é qualquer coisa que nós vamos falar”, comenta Marinéia sobre suas expectativas.

De acordo com Andrei, o WhatsApp foi o aplicativo pelo qual os jovens comunicadores iniciaram a articulação para participar da MANIFESTA. “A gente viu o Edital na internet e por meio do nosso grupo de WhatsApp a gente começou a se articular para participar. Acho que vai ser um local de troca de experiências e de novas aprendizagens”, diz o jovem.

Conferência

A Conferência Nacional de Juventude é um espaço de diálogo e participação juvenil para pautar ações de políticas públicas voltadas a este grupo social e também de articulação entre redes e organizações sociais para monitorar o cumprimento governamental dessas políticas. As propostas e resoluções sistematizadas durante a Conferência Nacional servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude.

A CNJ é antecedida pelas etapas estaduais, uma etapa digital e uma etapa específica voltada à juventude indígena e de comunidades tradicionais, onde são eleitas delegadas e delegados para a participação nacional.

A Conferência é organizada pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e pelo Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), que juntas compõem a Comissão Organizadora Nacional.

Jovens Comunicadores da Amazônia

É um projeto realizado pela Unipop, por meio do Programa Juventude, Participação e Autonomia (JPA), com o objetivo de fortalecer a autonomia e o protagonismo juvenil por meio das múltiplas possibilidades das novas tecnologias de informação e comunicação. O projeto tem duração de dois anos e suas ações são realizadas na região metropolitana de Belém com o apoio da Oi e Oi Futuro.


Veja aqui a lista da atividade aprovadas

Saiba mais sobre a 3ª Conferência Nacional de Juventude

 


 

Fonte: Unipop