Notícias

Documentário sobre envelhecimento e sexualidade é lançado na Unipop

Postado em 17/06/2015 as 11:33:36

Na próxima quinta-feira (18), ocorre o lançamento do documentário “Velhos Sujeitos Outros Transgressivos", produzido e dirigido por Dário Azevedo, Raoni Figueiredo e Denys Costa. A estreia será às 18h30, no Instituto Universidade Popular (Unipop).

“Velhos Sujeitos Outros Transgressivos" trata das narrativas de sujeitos homoafetivos que, atravessando a velhice, relembram episódios da opressão vivida nos espaços escolares. Produto da tese de doutorado de Dário Azevedo, pela Universidade Federal do Pará, o documentário dialoga com as temáticas do envelhecimento, sexualidade, resistência, empoderamento e homoafetividade.

Como sociólogo e professor da UFPA, Dário resolveu investigar as memórias de sujeitos que narram essa trajetória de opressão no ambiente escolar, considerado um dos espaços introdutórios de conflitos e resistências. Frente à escassez de pesquisas voltadas para o envelhecimento e sexualidade, o pesquisador aprofundou seus estudos na fonte do filósofo francês Michel Foucault, que também direciona grande parte de suas pesquisas para o campo da sexualidade.

Em conversa com Raoni Figueiredo e Denys Costa, ambos da produtora audivisual Âncora Films, o trio despertou para a produção do documentário como forma de ampliar o acesso ao debate, já que o material também será disponibilizado na internet, podendo servir como potencial instrumento de diálogo em diversos espaços, inclusive escolares.

“Esperamos circular com o filme nos mais diversos espaços, onde nos convidarem estaremos lá. Propor sua exibição em alguns cinemas da cidade, espaços de discussão sobre direitos humanos, escolas, universidades, festivais de cinema, e por fim colocá-lo na internet para que as pessoas possam ver e usá-lo, se assim quiserem, como instrumento de apoio na luta contra a degradação dos direitos dos sujeitos homoafetivos, velhos, velhos homoafetivos e sobre tudo seres humanos”, declara Raoni Figueiredo.

A produção do documentário é resultado da parceria entre Âncora Films, Coletivo SãodiPonte, Coletivo de Produtores Culturais Independentes, Núcleo de Estudos e Pesquisas da Ufpa (Nepes-UFPA) e Unipop.

Lançamento

Documentário “Velhos Sujeitos Outros Transgressivos"

Data: 18 de junho de 2015

Hora: 18h30

Local: Unipop – Av. Senador Lemos, 557, entre D. pedrto I e D. Romualdo de Seixas.