Notícias

Adolescentes e jovens participam de atividades de educomunicação

Postado em 22/05/2015 as 20:50:37

Por Diego Teófilo

Educador Social

Para Jesús Martín-Barbero, estudioso da comunicação, a educomunicação é “um processo educativo que permite aos alunos apropriarem-se criativamente dos meios de comunicação; integrar a voz dos estudantes ao Ecossistema Comunicativo da escola e, em última instância melhorar a gestão do ambiente escolar com a participação dos educandos”.

Considerando esse contexto, no último dia 07 de maio, o Instituto Universidade Popular (Unipop) e a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores (RENAJOC) iniciaram as atividades do Projeto Mais Educomunicação. A atividade, que contou com a parceria da Ong Viração Educomunicação e com apoio do Instituto C&A, foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Florestan Fernandes, em Belém, e que também é parceira do projeto.

Em seu segundo ano de execução, o projeto trabalha com atividades formativas em educomunicação e direitos humanos, voltadas para adolescentes e jovens. Além disso, realiza ações de incidência política, onde a turma protagoniza momentos de mobilização, buscando chamar a atenção para problemas da sociedade.

 “O projeto, de certa forma, é bem interessante, por que ele te dá oportunidade de explorar ideias, botar em prática tudo aquilo que tu pensas, poder dialogar com outras pessoas sobre outros assuntos, coisa que não temos muito costume de fazer”, opina Dayvison da Silva Oliveira de 16 anos, participante do projeto.

Fonte: Unipop