Notícias

Inesc, Instituto Chapada e Unipop articulam projeto para incidir na qualidade da educação

Postado em 23/03/2015 as 16:13:52
Ação envolverá adolescentes e comunidade escolar do Cerrado, do Semiárido e da Amazônia e deverá contar com o apoio do Unicef
Inesc, Instituto Chapada e Unipop articulam projeto para incidir na qualidade da educação

O alto índice de abandono escolar, especialmente no ensino médio, é um indicativo de que algo não vai bem com a educação. Pensando nisso, em 2014, o Inesc e o Unicef se uniram para dialogar com adolescentes de quatro escolas públicas de Brasília (DF). O objetivo era identificar quais motivos provocam esse abandono e o que é uma educação de qualidade na perspectiva desses meninos e meninas e também da comunidade escolar onde estão inseridos/as.

O trabalho resultou na ampliação do diálogo para além das quatro comunidades escolares envolvidas e fomentou o debate sobre a necessidade de se repensar os currículos e as práticas do ensino médio.

Agora, Inesc, Instituto Chapada e Unipop se uniram com o objetivo de dar continuidade ao projeto em três diferentes regiões: Cerrado, Semiárido e Amazônia. Representantes das três organizações se reuniram hoje na sede do Inesc, em Brasília, para construir uma proposta de parceria que será apresentada ao Unicef.

A ideia é que as três instituições triangulem suas experiências e metodologias com adolescentes e, a partir da experiência do Inesc revisitada e revisada após uma nova rodada de oficinas em uma das escolas onde foi realizada a primeira abordagem, haja repasse metodológico para a promoção do diálogo nos três locais.

No fim, a expectativa é que se tenha um relatório conjunto sobre os resultados alcançados e que isso possa dar subsídios para incidência junto ao Ministério da Educação (MEC) na discussão das mudanças curriculares.

Fonte: INESC

Link: http://www.inesc.org.br/noticias/noticias-do-inesc/2015/marco/inesc-instituto-chapada-e-unipop-articulam-projeto-para-incidir-na-qualidade-da-educacao/view