Notícias

Adolescentes internos libertam sonhos dentro de unidades socioedicativas

Postado em 25/02/2015 as 18:43:14

Inflados de sonhos, dezenas de balões deram cor ao céu, em janeiro deste ano. Eram sonhos de liberdade, revelações de saudade, perspectivas de um futuro com boas conquistas.  Com o objetivo de deixar uma mensagem positiva e esperançosa aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio fechado, o Instituto Universidade Popular (Unipop) se fez presente em duas unidades internas de adolescentes do sexo masculino.

A ação marcou o encerramento do módulo intitulado ‘Roda de Conversa’, que também envolve habilidade artística e integra o Projeto ‘Reconstruindo a Liberdade: Promoção e Defesa dos Direitos de Adolescentes e Jovens que cumprem Medidas Socioeducativas’, realizado pelo Instituto.

A atividade contou com a participação de dois adolescentes concluintes do módulo, sendo realizada em dois momentos. Pela manhã ocorreu no Centro Juvenil Masculino, localizado em Ananindeua. Em companhia dos educadores sociais da Unipop, o adolescente João Carlos* pintou o rosto, enfrentou a insegurança e partiu para o pátio da entidade. Com um megafone nas mãos e andando em pernas de pau, passou em todos os quartos-cela recolhendo os sonhos dos demais adolescentes, que foram sendo depositados nos balões e posteriormente libertos no pátio da unidade.

 

 

         Atividade realizada na Unidade de Ananindeua                                          Atividade realizada na Unidade de Benevides

 

No período da tarde, uma intervenção semelhante foi feita na Unidade de Atendimento Socioeducativo de Benevides. Desta vez, o adolescente Ricardo Santos* fez performance cênica e com o megafone nas mãos deixou uma mensagem sobre liberdade e construção de sonhos. Os adolescentes que estavam nos quartos-cela tiveram a oportunidade de sair para grafitar seus sonhos em uma faixa branca afixada no pátio da unidade.

De acordo com Jaqueline Dutra, educadora social da Unipop, “o objetivo da atividade foi mostrar que os meninos não estão ali para sempre e que todos têm o direito de ter um sonho de liberdade”.

Projeto

O projeto ‘Reconstruindo a Liberdade: Promoção e Defesa dos Direitos de Adolescentes e Jovens que cumprem Medidas Socioeducativas’ é realizado pela Unipop, por meio do Programa Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Pró-DCA), com o patrocínio da Petrobras.

*Os nomes dos adolescentes são fictícios.

 

# Veja mais fotos

Fonte: Unipop