Notícias

Seminário Arte-Educação

Postado em 19/12/2014 as 17:37:40

Seminário de Arte-Educação discute ações transformadoras no ensino da arte


 No último dia 13 de dezembro, o Instituto Universidade Popular realizou o III Seminário de Arte-Educação. Abordando a temática ‘Ações Transformadoras no Ensino da Arte’, evento reuniu cerca 60 pessoas interessadas em debater sobre os caminhos e práticas artísticas nos diferentes espaços educativos, tanto no campo da educação formal, quanto no da informal.

A programação foi iniciada com a realização de oficinas que perduraram manhã toda, entre as quais: jogos teatrais, grafitagem, experimentação literária e danças populares. No período da tarde, após o almoço, os/as participantes trocaram experiências em uma roda de conversa e, em seguida, tiveram a oportunidade de dialogar em uma mesa que abordou a temática central do evento.

Entusiasmada por participar da oficina de jogos teatrais, Suely Neves chegou a dizer que gostou tanto da atividade por isso não pretendia mais perder  nenhum curso ofertado pela Unipop. “Eu trabalho com o incentivo à leitura, justamente para tirar essas crianças do mundo da tecnologia. Também tenho um projeto de cantiga de roda, incentivo as crianças a brincar de roda, brincar de pira, pira maromba, macaquinha, cemitério, justamente tentando resgatar essas brincadeiras. É neste momento que nós somos os multiplicadores”, disse ela que trabalha voluntariamente na ONG internacional Associação Brasil Soka Gakkai.

“A importância dos jogos teatrais, a importância do brincar está na troca de experiências. Quando você brinca, você olha nos olhos do outro e se comunica com esse olhar, você compartilha com o outro e distribui essa energia. Mas hoje em dia nossas crianças estão cada vez mais isoladas e individualistas, porque só brincam com o computador e acabam não conseguindo compartilhar com o outro”, avalia a educadora social Vanda Lopes.

#Veja as fotos

Fonte: Unipop